Blog

Instituto SINAI – Tocantins

Venho avisar que o instituto Sinai está funcionando normalmente de segunda a sábado, das 07 às 19 horas.

13516193_575268775988686_5988801627963836829_n

Disponibilizamos de uma equipe de plantonistas para atender urgências, com salas de observação e inalação, suporte laboratorial e de exames de imagem, nas especialidades de pediatria, clínica médica e ortopedia, entre outras.

13512089_575268802655350_8505181957299902975_n

Consultas particulares e pelo Plan Saúde, em processo de análise de outros planos.

13521901_575269605988603_6732194123593325049_n

Criança precisa de rotina

Para os pais que acreditam que o filho precisa ter tudo o que eles não tiveram, melhor rever o conceito. Os filhos precisam de pais presentes, precisam de rotina: saber onde dormem, o horário das refeições, saber que alguém irá buscá-los após a escola, que em função da separação dos pais a semana ele passará com a mamãe e o final de semana com papai e será amado em ambos os contextos. Precisam de alguém que os ensine a não maltratar os animais, não contribuir para o crescimento do preconceito, a devolver o brinquedo do amiguinho que pegou num momento de inveja, dentre outras regras de conduta que, quando não apontadas contribuem para a formação da personalidade psicótica/perversa.

Não é luxo, não é tecnologia, nem viagens à Disney, tampouco é “fast-food” diariamente, apenas o bom e velho amor associado ao tempo de qualidade. Menciono apenas o necessário para a sobrevivência e formação do caráter, o restante são vantagens que podem ser agregadas com moderação, caso caibam no orçamento familiar. Lembrando que, é preferível ter a presença dos pais, do que os bens materiais e a ausência de carinho, de olhar e escuta. A criança vai à praia de fusca e come pão com mortadela feliz da vida. Já o adulto, frequentemente fantasia o que agrada a criança e se estressa mantendo vários empregos para pagar pacotes de viagens internacionais que ocorrem a cada não sei quantos anos.

quadro-de-rotina-menino-rotina-da-crianca

Vemos exemplos de pessoas que vieram de lar cujos pais eram adictos, e a família era complicada, entretanto, são adultos saudáveis, criativos e bem sucedidos. Outros que vieram de lares aparentemente perfeitos, tendo tudo ao alcance e são pessoas desajustadas emocionalmente. É muito relativo, a criança precisa de uma rotina que transmita segurança, que faça com que ela se sinta amada e desejada e isso ela pode ter morando num casebre ou num castelo. Aos olhos de alguns, criança feliz é criança que tem de tudo, aos olhos de estudiosos do comportamento, criança feliz é criança que tem o necessário e que sabe ser frustrada em algum momento, afinal a vida frustra.

Embora possam ter falhado conosco em algumas áreas, não por negligência mas, por ignorar o peso de determinados atos e palavras para nós, nossos pais nos transmitiram uma bagagem cultural importantíssima:

Sabe por que apreciamos um pão francês com manteiga e uma xícara de café pela manhã? Rotina compartilhada na mesa de refeições com a família.

Sabe por que ainda insistimos em comer um bolo no dia de nosso aniversário? Rotina que lembra a infância, as festinhas que mamãe fazia, onde ela mesma preparava e recheava o bolo com leite condensado cozido na pressão.

Sabe por que cumprimentamos as pessoas? Rotina observada quando saíamos as ruas com nossos pais e avós.

Sabe por que apreciamos: comer peru no natal, comer macarrão aos domingos, repetir o arroz com feijão e o ovo frito, tomar café e molhar o pão na canequinha, ler bela adormecida, ir à igreja, ir ao cinema, ouvir determinadas músicas … tudo rotina! Hábitos e valores que nos foram transmitido, os quais levamos pela vida e vamos multiplicando através das gerações, com o intuito de ter nossos queridos sempre por perto presencialmente ou na memória.

rotina3

Não precisamos reproduzir o que é ruim, se temos convicção que algo nos afetou e marcou nossa vida, vamos evitar levar adiante e comprometer a relação com nossos filhos, amigos, e cônjuges. Façamos uma releitura sem pressa de nossa infância, veremos que somos o que somos porque tivemos base e chão firme sob nossos pés, não porque nos foi oferecido games e roupas de grife . Talvez tivemos acesso ao básico do básico mas, não nos faltou o essencial: carinho, amor, disciplina e ROTINA.

 

Um texto de: https://www.facebook.com/Dr.Freud.psicologia/

Os Primeiros Mil Dias

“Agora reina em seu lar a imensa alegria que o nascimento de um bebê sempre produz. Talvez você já tenha se tornado mãe ou pai, senão em breve se tornará, o que acarreta muitas responsabilidades. Sabemos que seu desejo é estar bem preparado para desempenhar este difícil papel, e queremos ajudar na extraordinária tarefa de criar seu filho. ”

Pessoal,

vou colocar aqui um pouco do conteúdo dado na palestra ‘OS PRIMEIROS MIL DIAS’ que fiz em Araguaína – TO.

Gostaria antes de tudo, de agradecer cada presença. É muito bom ver o interesse de algumas mamães. Isso acarreta na saúde dos pequenos e na educação deles em geral também. Vocês estão de parabéns.

O conteúdo aqui é um apanhado geral, caso alguém se interesse pela palestra completa, entre em contato comigo por aqui mesmo, ou facebook http://www.facebook.com/dranathaliafontana

Sem título

CONTEÚDO:

™os MIL DIAS – 3 fases:

1.Gestação

2.Primeiro ano

3.Segundo ano

_______________________________

1. Gestação

1.1) “Formação” – “conectividade” – potencial
Como o que acontece na gestação influenciará na vida da criança?
Células à  multiplicam em alta velocidade àfase determinante para a boa formação de todos os órgãos do bebê: dos Sistemas Cardiovascular e Respiratório.

1.2) Baixo Peso à Obesidade
Programação Metabólica

1.3) ™Planejar a gravidez
Trabalho, hábitos, rotina, adaptação, alimentação, suplementação
ácido fólico – tubo neural

1.4) ™Vitamina D:  peso ao nascer

1.5) Gravidez e lactação –  mudanças significativas no metabolismo do cálcio e ViD para prover as necessidades na mineralização óssea fetal.

1.6) ™Passagem placentária: os níveis de 25(OH)D do RN correspondem a 60-89% dos valores maternos.

1.7) ™Maior incidência de infecções agudas do trato respiratório inferior e sibilâncias recorrentes nos primeiros cinco anos de vida

1.8) ™Estudo de corte demonstrou que a suplementação com 200 UI/d de ViD, durante o primeiro ano de vida, associou-se a redução da incidência de diabete tipo I durante o seguimento de 30 anos

2. O Parto + Vínculo

2.1) ™A importância do pediatra na sala de parto

2.2) ™Importância do afeto e do vínculo para o desenvolvimento psíquico-emocional de uma criança.

2.3) ™Desenvolvendo os sentidos: Audição, Tato, Olfato, Visão, Paladar…
Ou a mente?

3. Neurobiologia do desenvolvimento

3.1) ™Formações neuronais: Os anos iniciais do desenvolvimento humano estabelecem a arquitetura básica e a função do cérebro.

3.2) Da concepção aos 6-8 anos de idade  – “Seven is too late”?
Neuroplasticidade

4. Impacto socioeconômico

4.1) ™Países desenvolvidos à qualidade da primeira infância.

™4.2) Momento-chave do desenvolvimento do ser humano na formação das capacidades cognitivas, motoras e emocionais que vão se refletir na sua personalidade ao longo de toda a vida.

5. Genética é tudo?

5.1) ™James Fallon: “Os profissionais estão atribuindo importância excessiva para a carga genética de uma pessoa, como se isso, por si só, fosse capaz de determinar o futuro de um ser humano” (….)

6. A importãncia do afeto

6.1) Assim como a herança genética, os cuidados no início da vida são importantes para o desenvolvimento humano inicial e os cuidados nos primeiros anos têm efeitos importantes (…)

7. Neuroplasticidade

7.1) ™Segundo um levantamento feito nos Estados Unidos, para cada um dólar investido na educação dos pequenos são gerados dezessete dólares de retorno na economia. (…)

8. O papel do pediatra

8.1) ™Puericultura: Promover a “melhor saúde” Atuar na infância focando em doenças preveníveis da vida adulta

™8.2) Pediatra como influenciador x “Despertador”
Medir, pesar, argumentar, observar

8.3) ™Relação pediatra x família na instalação do bem estar físico, emocional e psicológico da criança

 

Para Refletir

“Olhar pra uma criança é ver o que não falta.”

Não estamos falando de preparação para a vida, estamos falando da própria vida!

 

Beijossss….

SNAP @dranathaliafont

Oi gente!
Aderindo à modernidade e pensando numa forma rápida, prática e dinâmica de interagir com vocês, criamos o SNAP!!!!!
Compartilharei dicas, desabafos, situações em atendimentos, mostrarei nossos pacientes incríveis e curiosidades relacionadas a pediatria e ao nosso dia a dia!
Podemos também falar mais sobre assuntos que vocês têm duvidas, é só pedir aqui ou lá no SNAP mesmo.

@dranathaliafont

TODS

 

#snap #pediatria #snappediatra #medica #atendimentopediatria
Venham ficar pertinho da gente e aprender um monte!

 

Atraso de Pacientes

Olha eu aqui esperando meus “atrasadinhos”!

E é deles e o que eles causam que vamos falar aqui.

image1 (1)

As pessoas reclamam de esperar em médicos (no geral) mas aqui no consultório eu levo cada chá de cadeira… que vocês nem imaginam. As pessoas não entendem que se elas se atrasam, comprometem todo o horário do profissional, consequentemente de outros pacientes, e fica muito difícil de encaixar depois…. é o famoso ‘efeito cascata’. Fora que o horário que a consulta estava marcada ficou “perdido” e daria para encaixar alguém que estava precisando de atendimento ou para adiantar as outras consultas.

Bom, pensando em tudo isso, resolvi fazer este post e falar aqui algumas coisinhas importantes para que vocês saibam ou repassem para quem não sabe! E até mesmo para outros profissionais usarem.

– Uma dica legal é sempre que marcar a consulta, quando anotar o horário ou o endereço, anotar também o telefone da clínica, isso facilita várias outras coisas depois;

– O ideal, caso o paciente não possa ir à consulta, é desmarcar com 24 hrs de antecedência;

– Caso tenha acontecido um imprevisto (porque claro, eles acontecem!) tentem avisar o quanto antes sobre a sua desistência, por e-mail, ligação ou mensagem;

– Caso perceba que vai se atrasar o melhor é ligar para nossa recepção para saber como agir. Se o atraso for prejudicar todo o planejamento do médico, a remarcação do horário será necessária;

– Se você se atrasa sem avisar, caso seja atendido o seu tempo de atendimento também poderá ser menor (não vale reclamar!);

Esse assunto é delicado, pois nós médicos somos punidos pelos atrasos…. e isso nem sempre é consequência nossa. Tudo pela Justiça do Agendamento! 😉 haha…

Enfim pessoal, é bom poder escrever e falar sobre isso abertamente… sei que é da compreensão de todos e agradeço muito.

 

ps. segue aqui um arquivo que você pode salvar e imprimir! Vai te ajudar a se organizar melhor com suas consultas ou dos seus filhos. 😉

Apresentação1

Parto Humanizado

Reportagem super legal sobre Parto Humanizado para as futuras mamães:

Parto humanizado: entenda o que é e seus benefícios

Post Inteligente (links facilitadores) sobre: Zika, Chikungunya, Dengue, Microcefalia e etc.

Futuras Mamães, Mamães e Papais,

todos já estamos um pouco ‘cansados’ de ouvir sobre Dengue, Zika e Chikungunya.
Mas agora SEUS PROBLEMAS ACABARAM!

Resolvemos fazer um Post Inteligente com LINKS facilitadores.
O que é isso?
Dividiremos os assuntos por tópicos e colocaremos links facilitadores (e de fontes seguras e atualizadas) para que você clique e leia o que realmente te interessa. É inteligente porque não fica um post LONGO e nem cheio de informações repetidas ou confusas. O foco aqui é DAR FOCO e TER FOCO.

960x100

Boa leitura!
Orientações para Gestantes:
http://combateaedes.saude.gov.br/recomendacoes-as-gestantes

Tira dúvidas sobre DENGUE:
http://combateaedes.saude.gov.br/index.php/tira-duvidas#dengue

Tira dúvidas sobre ZIKA:
http://combateaedes.saude.gov.br/index.php/tira-duvidas#zika

Tira dúvidas sobre CHIKUNGUNYA:
http://combateaedes.saude.gov.br/index.php/tira-duvidas#chikungunya

Entenda a relação do ZIKA x MICROCEFALIA:
http://combateaedes.saude.gov.br/index.php/tira-duvidas#zika-microcefalia

Mitos e Verdades:
http://combateaedes.saude.gov.br/index.php/tira-duvidas#mosquito-bacteria

PARA DIVULGAR! Aqui neste link temos um material completo (banners, fundo de tela, panfletos e etc… como esta imagem abaixo) que você só precisa baixar e aplicar nas suas redes ou imprimir e fazer campanha!
http://combateaedes.saude.gov.br/divulgue
UM MOSQUITO NÃO É MAIS FORTE QUE UM PAÍS INTEIRO.

Post2

 

Linha do Tempo:
Confira a linha do tempo das ações do Ministério da Saúde e as ações de destaque nestes quase três meses de investigações e pesquisas.
http://www.blog.saude.gov.br/combate-ao-aedes/50571-linha-do-tempo-virus-zika-e-casos-de-microcefalia.html

linha_do_tempo_abre

 

Repelentes e Inseticidas:
http://combateaedes.saude.gov.br/prevencao-e-combate/repelentes-e-inseticidas

Nós também já postamos sobre isso:
https://dranathaliafontana.com/2015/12/08/zika-outros-e-a-protecao/

CUIDADOS em casas e apartamento (MUITO IMPORTANTE!):
http://combateaedes.saude.gov.br/prevencao-e-combate/casas-e-apartamentos

MAIS dúvidas?

disk

É isso pessoal!
Quaisquer dúvidas, podem também nos gritar na fanpage: facebook.com/dranathaliafontana

Conforme campanha do governo: NÃO ADIANTA APENAS MATAR O MOSQUITO. NÃO PODEMOS DEIXAR ELE NASCER! #ZIKAZERO