Dermatite Atópica

Dermatite atópica (ou eczema atópico) é um processo inflamatório crônico da pele caracterizado por lesões avermelhadas, que coçam muito e, às vezes, descamam. Geralmente, elas se localizam na face das crianças pequenas e nas dobras do joelho e cotovelo das crianças maiores e dos adultos. A dermatite atópica pode estar associada a outras atopias, como bronquite, asma e rinite, por exemplo.

derma

Ainda não se conhecem as possíveis causas da dermatite atópica, mas há evidências de que predisposição genética e histórico familiar de atopias influenciam o aparecimento da enfermidade.

Sabe-se, também, que alguns fatores de risco funcionam como gatilho das crises. Entre eles destacam-se: substâncias irritantes (poeira domiciliar, conservantes, produtos de limpeza e usados na lavagem das roupas), tecidos de lã e sintéticos, frio intenso, ambientes secos, calor e transpiração, estresse emocional. O prurido pode ser a principal queixa, mesmo em lesões pequenas, atrapalha o rendimento escolar e provoca irritação. Importante deixar bem claro que não é uma doença contagiosa! A DA não é transmitida de pessoa para pessoa. O tratamento pode ser a base de corticoides tópicos ou orais, antialérgicos, medidas educacionais, imunossupressores: depende da lesão, idade da criança e dos sintomas associados.

NÃO FAÇAM A AUTO MEDICAÇÃO!

O uso de pomadas prescritas de forma errônea pode mascarar a lesão e dificultar o correto diagnóstico e tratamento!

#dermatiteatopica #pediatria #pediatriacomamor #dranathaliafontana